Brasília, 24 de abril de 2024

Mutirão para plantar árvores no Ribeirão Sobradinho

               Um grande mutirão, formado por estudantes de escolas públicas e moradores de Sobradinho, vai plantar, amanhã (sexta, 06) e sábado (07), 10 mil mudas de árvores nativas do cerrado, marcando o início do ciclo de plantio (2013/2014) do projeto Rio São Bartolomeu Vivo, que pretende recompor a flora da bacia com 170 mil mudas.

               Com 28 quilômetros de extensão até desembocar no São Bartolomeu, o ribeirão Sobradinho sofre todos os tipos impactos que se refletem na qualidade de suas águas, hoje poluídas na maioria do trajeto. A cidade de Sobradinho e adjacências (condomínios) possuem cerca de 150 mil habitantes, com um cenário de expansão urbana acelerada. A infraestrutura urbana de drenagem pluvial e de esgotamento sanitário não consegue acompanhar este desenvolvimento.

               Além da arborização de suas margens, a bacia do ribeirão passará por profundas intervenções, desde a revisão das vazões e consumo à implantação de programas de uso racional da água, maior fiscalização das captações irregulares, monitoramento da qualidade de suas águas, flora, fauna, sedimentos, ocupação de solo, usuários, esgotos, resíduos, drenagem pluvial, licenciamento ambiental, entre outras.

Ação coletiva

               Nesta sexta-feira (06/12), das 8h às 12h, cerca de 800 alunos da Escola Classe 05 e do Centro Educacional 03 de Sobradinho vão dar sua contribuição plantando 2 mil mudas nativas. As duas escolas ficam próximas ao ribeirão e convivem diariamente com lixo às margens do rio, invasões de terra e mau cheiro.

               No primeiro dia, os jovens serão acompanhados por seus professores, que pretendem utilizar a experiência do plantio nas disciplinas escolares. No sábado, os alunos são convidados a participar novamente, mobilizando seus familiares e amigos para aderir ao plantio. A solenidade será realizada na Casa do Ribeirão Sobradinho, na avenida do Contorno, em frente ao conjunto G, quadra 9.

               O Projeto Rio São Bartolomeu Vivo é uma realização da Fundação Banco do Brasil (FBB) e do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), em parceria com a Fundação Pró-Natureza - Funatura, Instituto Federal de Brasília (IFB, Campus Planaltina), Instituto Ipoema, Instituto Rede Terra, Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Polícia Militar Ambiental do DF, Instituto Transformar e Adesbra – Chico Mendes.

               A partir do dia 16 de dezembro, a Adasa assumirá a coordenação das ações do, Grupo de Trabalho formado por técnicos da Caesb, SLU, Ibram, Agefis, Terracap, Casa Civil do GDF, Administração de Sobradinho, Secretaria da Agricultura e Diretoria de Ensino.

Últimas Notícias
. 07/10/2020
Placas do Ribeirão Sobradinho são derrubadas
. 28/09/2020
GT Ribeirão Sobradinho estabelece agenda de trabalho
. 08/05/2018
"Dia do Ribeirão Sobradinho, nesta quarta (9), terá mutirão de limpeza
 
Documentos em Destaque
Apresentação Projeto Ribeirão Sobradinho
Apresentação GT Ribeirão Sobradinho - Ações2014
Diagnóstico e Soluções para Ribeirão Sobradinho
 
Ações em Destaque
Planilha de Ações