Brasília, 18 de abril de 2024

Grupo de Trabalho Ribeirão Sobradinho

               O ribeirão Sobradinho localiza-se na porção centro-norte do Distrito Federal e possui uma área de drenagem de 144 km2. Diversas nascentes contribuem para o aumento da vazão na sua calha principal, que contorna a cidade de Sobradinho. Ao longo de seu caminho, até encontrar o rio São Bartolomeu, o Ribeirão sofre diversos tipos de impactos ambientais, em função de ações antrópicas.

               Um Grupo de Trabalho, composto por diversos órgãos do Distrito Federal, foi criado pelo Decreto nº 33.527 de 09/02/2012 e alterado pelo Decreto nº 33.717 de 15/06/2012. Este Grupo é composto por: Casa Civil da Governadoria do DF, IBRAM, SLU, ADASA, CAESB, AGEFIS, TERRACAP, Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF, Diretoria Regional de Ensino de Sobradinho e Administração Regional de Sobradinho. Inicialmente, e com o objetivo de realizar um diagnóstico da situação do Ribeirão, a Casa Civil coordenou tal grupo. Entretanto, após a entrega do relatório e de uma lacuna de tempo, a Adasa assumiu a coordenação do grupo em dezembro de 2013.

               Dentre as atividades previstas para serem desenvolvidas podemos destacar algumas como a realização de um Diagnóstico participativo da situação do ribeirão, desenvolvimento de um banco de dados espacial, cadastramento de usuários de recursos hídricos, fiscalização dos usos da água, monitoramento das águas superficiais e subterrâneas, manutenção e melhoria da rede de drenagem, educação ambiental, melhorias da estação de ratamento de esgoto de sobradinho e realização de um protocolo de intenções.

               As atividades do grupo, em sua nova fase, estão no início e têm como objetivo diagnosticar, apresentar soluções e realizar ações visando à recuperação ambiental do Ribeirão Sobradinho.

Últimas Notícias
. 07/10/2020
Placas do Ribeirão Sobradinho são derrubadas
. 28/09/2020
GT Ribeirão Sobradinho estabelece agenda de trabalho
. 08/05/2018
"Dia do Ribeirão Sobradinho, nesta quarta (9), terá mutirão de limpeza
 
Documentos em Destaque
Apresentação Projeto Ribeirão Sobradinho
Apresentação GT Ribeirão Sobradinho - Ações2014
Diagnóstico e Soluções para Ribeirão Sobradinho
 
Ações em Destaque
Planilha de Ações