Brasília , 19 de abril de 2024

:. O PROJETO

               A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF - Adasa e o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos - IBRAM, assinaram em 16 de setembro de 2014, um Acordo de Cooperação Técnica - ACT para o desenvolvimento de atividades relacionadas à Estação Ecológica de Águas Emendadas e entorno, que em 2018 comemora 50 anos de existência legal como área de preservação.

              O Acordo, que não prevê a transferência de recursos, será gerenciado por uma UGP - Unidade de Gestão do Programa - que prevê uma série de atividades, como a revisão do Plano de Manejo da Unidade, o Monitoramento dos Recursos Hídricos, atividades de Educação Ambiental, pesquisas e promoção de eventos, dentre outros.

              O maior objetivo do Projeto, viabilizado pelo ACT, cuja vigência é de cinco anos, é proteger e criar mecanismos de preservação, incentivar as pesquisas, recuperar instalações e, principalmente, se tornar atração para o grande evento sobre recursos hídricos que ocorrerá em Brasília, em 2018, o Fórum Mundial da Água.

              Desde 2009 a Estação de Águas Emendadas (ESEC-AE) dispõe de um Plano de Manejo (ver arquivo no site), financiado com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. O Projeto “Águas Emendadas” busca retomar as discussões desse Plano e ativar novas atividades na ESEC-AE.

              Ficou acertado ainda, que a UGP buscará parcerias locais, nacionais e internacionais com vistas a contribuir nos processos de consolidação do Plano de Manejo, que deverão apresentar como produtos: monitoramento quali-quantitativo dos cursos de água na região; cadastramento e regularização dos poços; inclusão de eventos educacionais e de visitações científicas; elaboração de cartilhas, folders revistas para divulgação de trabalhos científicos produzidos e, principalmente, criar ambiente favorável ao aumento de visitação da população ao local.

- Clique aqui para visualizar a Matriz do Projeto.

         

 

Copyright © 2015 Todos os Direitos reservados - Estação Ecológica de Águas Emendadas