Brasília, 23 de abril de 2024
 
 

O Programa

Apresentação

A ADASA, instituição integrante da administração pública do Distrito Federal, tem um importante papel enquanto consumidora e usuária de recursos naturais e como indutora de novos padrões socioambientais. O atendimento e a satisfação dos interesses coletivos, enquanto finalidade da administração pública, faz com que a mesma tenha a obrigação de dar exemplo para todos os setores da sociedade, promovendo o desenvolvimento e o crescimento sustentáveis.

Atenta a essa premissa, a Superintendência de Planejamento e Programas Especiais – SPE- da Agência de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – ADASA – dentro de suas competências, elaborou um programa para o aprimoramento da qualidade de vida no ambiente de trabalho e a garantia da sustentabilidade da instituição, denominado AGENDA AMBIENTAL DA ADASA (A³). A iniciativa engloba ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da instituição, a responsabilidade social dos seus servidores com consequente investimento em pessoas, visando harmonizar as atividades do dia-a-dia da agência e incentivar o crescimento profissional de toda a equipe por meio de uma atuação planejada.

Este programa será instituído de maneira gradual e dinâmica, de acordo com um plano desenvolvido para cada eixo de atuação. No entanto, para atingir os resultados esperados, o programa terá como foco iniciativas voltadas para uma mudança de comportamento interno e, consequentemente, uma mudança de comportamento externo, visando o sucesso do programa.

Sua elaboração levou em conta as diretrizes preconizadas pelo governo federal no âmbito da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, uma vez que se estrutura a partir de 5 (cinco) eixos temáticos prioritários e que as ações decorrentes de cada eixo estão apoiadas na política dos 5R’s: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativos.
A Agenda Ambiental é uma iniciativa que demanda engajamentos individual e coletivo, a partir do comprometimento pessoal e da disposição para incorporar conceitos preconizados, objetivando a mudança de hábitos e a difusão do programa.

Missão:

A AGENDA AMBIENTAL tem como missão tornar a ADASA uma instituição sustentável sócio ambientalmente de modo a promover o bem estar e a produtividade de seus servidores e evitar todas as formas de desperdício dos bens públicos e dos recursos naturais.

Objetivo:

A AGENDA AMBIENTAL DA ADASA busca a construção de uma nova cultura institucional que estimule o comprometimento de seus servidores na incorporação de princípios e critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras. Essa mudança tem como consequência a economia de recursos naturais, a redução de gastos institucionais e a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho por meio do uso racional dos bens públicos, da gestão adequada dos resíduos sólidos, da licitação sustentável e da promoção da sensibilização e capacitação dos servidores.

A seguir, os principais objetivos da agenda:

  1. Conscientização de todos os servidores para uma mudança de comportamento;
  2. Internalização de princípios de sustentabilidade socioambiental no dia-a-dia da agência;
  3. Criação de uma cultura de sustentabilidade.
  4. Formação continuada dos servidores públicos em relação aos aspectos socioambientais e de melhoria da qualidade do ambiente de trabalho;
  5. Estímulo à ética e à autoestima dos servidores públicos, principalmente em relação ao alinhamento dos interesses particulares e coletivos;
  6. Minimização de impactos prejudiciais ao bom desempenho dos servidores durante a jornada de trabalho;
  7. Combate a todas as formas de desperdício dos bens públicos e de recursos naturais;
  8. Gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos gerados dentro da instituição;
  9. Fortalecimento institucional;
  10. Coerência de atitude institucional interna da ADASA com as suas atribuições e competências definidas pela lei que Reestrutura a ADASA -Lei 4.285/2008; e
  11. Posicionamento da ADASA como um modelo de referencia de instituição sustentável;

Eixos Fundamentais:

Como diretriz de implementação deste programa, cinco eixos fundamentais de atuação foram observados, de acordo com a proposta da A3P no âmbito federal. São eles:

1º - Sensibilização e capacitação dos servidores – E1
2º - Gestão adequada dos resíduos sólidos – E2
3º - Uso racional dos recursos naturais e bens públicos – E3
4º - Qualidade de vida no ambiente de trabalho – E4, e
5º - Licitações Sustentáveis – E5