Brasília, 25 de abril de 2024
 
 
  Informativo Ambiental
 

Edição Set. 2017

Neste IA-A³ você vai entender as mudanças do regime natural das queimadas ocasionadas pelo fogo antropogênico; Vai conhecer um projeto da Adasa que está dando o que falar – o ADASA EM MOVIMENTO; Vai receber dicas simples de contribuição pessoal para a sustentabilidade do planeta; e ainda vai relembrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, firmados por vários países, em 2015. Se inteire!


Clique aqui e veja

   
  Adasa une forças no combate ao Aedes Aegypti
 

Na última semana uma ação acordada entre a Adasa, Sejus e DFtrans teve como alvo o combate ao mosquito Aedes Aegypti no prédio da antiga Rodoferroviária. Antes da aplicação do veneno, realizada pela Vigilância Ambiental – Dival, da Secretaria de Estado de Saúde do DF, funcionários da Novacap fizeram a capinação da área externa do prédio e reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - Funap realizaram a limpeza em torno do edifício.

O mosquito Aedes aegypti é responsável por transmitir, entre outras doenças, a dengue, Chikungunya, Zica e febre amarela. Com a estação chuvosa em boa parte do país, os locais propícios para a criação do mosquito Aedes aegypti se multiplicam e a população e o poder público devem se mobilizar para eliminar os focos.

Clique aqui e veja

   
  CSA s celebram novo Ponto de Convivência na sede da Adasa.
 

Comunidades que Sustentam a Agricultura utilizam espaços para trocar alimentos e fortalecer laços entre coagricultores e agricultores.

A inauguração do novo espaço do Ponto de Convivência da Adasa, que reúne as Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA) Brotos d´ Água e Bela Vista, uniu membros das duas comunidades, suas famílias e convidados em torno de uma mesa com guloseimas e sucos funcionais preparados com alimentos orgânicos colhidos das terras dos agricultores Sandro e Inês e William e Elisângela.

Clique aqui e veja

   
 

A Diretoria da ADASA torna padrão a IMPRESSÃO FRENTE E VERSO na instituição.

A adoção desse simples procedimento está alinhada às iniciativas de importantes instituições federais como medida de impacto ambiental positivo para a sociedade.

O papel é um dos insumos mais utilizados pelos órgãos públicos em geral, tendo em vista a prática de documentar e formalizar todos os atos governamentais. Infelizmente esse insumo, aparentemente inofensivo, ataca a natureza em dois pontos: a retirada de grandes volumes de madeira e a utilização de grande quantidade de energia para sua fabricação.

Economizar papel, assim, é economizar natureza!

   
  A³ - Encontro com Secretárias e Motoristas da ADASA

A Agenda Ambiental da ADASA - A³ realizou, nos dias 29 de Julho e 01 de Agosto, encontro com secretárias e motoristas da ADASA, respectivamente. A intenção foi abordar pontos importantes para o bom desempenho dessas funções, de modo a alinhar procedimentos e posturas profissionais. A participação dos segmentos foi significativa, com trocas de experiências e disseminação de conhecimento
   
  Capacitação dos Encarregados pela Coleta Seletiva da ADASA
 

No dia 24 de junho de 2016 a equipe responsável pela limpeza e pela coleta seletiva da ADASA recebeu uma palestra para reciclagem dos conhecimentos e monitoramento das atividades. Participaram os funcionários da empresa INTERATIVA  e da fundação FUNAP. Na ocasião foram repassadas todas as etapas do processo da coleta selitiva, desde a segregação do lixo até sua entrega para a associação de catadores. Também foi realizada uma atividade lúdica para reforço da assimilação das informações.

Clique aqui e veja

   
 

A³ - Oficina de Confecção de Mosquitoeiro

A A³ realizou no dia 29 de Abril de 2016 uma oficina de confecção de mosquitoeiras. Com a ajuda do instrutor Iury, os servidores e colaboradores de diversos setores confeccionaram a armadilha para seus respectivos departamentos, e agora podem multiplicar esse conhecimento.

As ações de combate ao mosquito não devem parar. O controle permanente desse vetor é fundamental para evitarmos a proliferação de doenças como a dengue, chikungunya e a zica

Aprenda como fazer seguindo o passo a passo:
Para baixar o arquivo:
Clique Aqui

   
 

1º Bazar - Escambo da ADASA

  Formulario: Clique aqui

 

Cartilha COMPREENDENDO A RESPONSABILIDADE SOCIAL - ISO 26000 E ABNT NBR 16001





Uma realização do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Inmetro, ABNT e o Fórum Governamental de Responsabilidade Social.

A cartilha aborda o conceito, princípios e temas da Responsabilidade Social - RS à luz das normas ISO 26000 e NBR 16001. Esclarece a relação desta com o desenvolvimento sustentável - DS, indica as vantagens e benefícios para as organizações ao adotarem a RS em sua gestão, a sinergia destas normas com outros instrumentos nacionais e internacionais e correlacionados, além de fornecer informações sobre o Programa Brasileiro de Certificação em Responsabilidade Social, coordenado pelo Inmetro

 
 
Coral A³ abre o IX Congresso Brasileiro de Regulação


Coral A³ abre IX Congresso Brasileiro de Regulação, no Centro de Convenções Ulysses Guimarãe
No repertório músicas de Luiz Gonzaga (Asa Branca), Milton   Nascimento e Chico Buarque (Cio da Terra).
   
 

Dia do Servidor da ADASA - 16 de julho


Servir não é só cumprir deveres ou funções. É cuidar, ser útil, estar disponível, cooperar, oferecer o melhor de si. Hoje, dia da ADASA e do Servidor da ADASA, a Agenda Ambiental - A³ vem desejar aos seus servidores mais um ano de conquistas coletivas e pessoais, de aprendizagem e de crescimento em prol de um ideal comum. Resta a todos nós, que a escolhemos como nosso grande espaço de convivência, fazer daqui um lugar onde, dividindo, é possível multiplicar, e respeitando o outro, aprender sobre nós mesmos. Parabéns servidor!

 + Leia Mais   

   
 

A³ e os 10 anos da ADASA

A A³ foi a convidada a participar da comemoração dos 10 anos de Adasa. O evento, que aconteceu nas novas instalações da Agência, reuniu servidores e colaboradores para festejar a inauguração do novo espaço na área térrea da antiga estação Rodoferroviária e as conquistas da Agenda Ambiental ao longo de 2014. Após conhecerem as novas instalações, servidores e convidados assistiram a apresentação do Programa da A³, que engloba ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da instituição, responsabilidade social dos seus servidores e o investimento em pessoas. A plateia participou de um bate papo sobre “Qualidade de vida no Ambiente de Trabalho”, e de uma “vivência” ministrada pela terapeuta Cheresad Souza.

 + Leia Mais   

   
 

Coral A³ abre o 7° FÓRUM IBERO-AMERICANO DE REGULAÇÃO - FIAR"

A convite do Diretor Presidente da Adasa e Presidente da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), Vinícius Benevides, o Coral A³ marcou presença na abertura do VII Fórum Ibero-Americano de Regulação na última segunda-feira (24/11).

Os sete coralistas, servidores e colaboradores da Adasa, foram regidos pelo músico Anderson Gomes e cantaram, para uma plateia de cerca de 50 pessoas, composições de Guilherme Arantes e Chitãozinho e Xororó. Além de receber as congratulações do presidente da Adasa, o coral foi aplaudido pelo presidente e pelo Secretário Executivo da ADERASA, Andrés Mendonza Paladines e Roberto Dario Cáceres.
   
 

Calendário A³ - Dia do Consumidor Consciente e do Educador Ambiental

Dia 17 de outubro celebramos, no auditório da Adasa, o “Dia do Consumidor Consciente, do Educador Ambiental e o Mês das Crianças”. A data faz parte do calendário de Datas Comemorativas da A³.

A proposta para esta data foi criar um espaço para que os educadores ambientais da própria casa trabalhassem com as crianças dos servidores e colaboradores da Adasa – nossos potenciais e já efetivos consumidores – a consciência acerca do atual padrão de consumo, fundamentado na alienação acerca de nossas reais necessidades, da exploração descontrolada e irresponsável da natureza, e das consequências desse modelo para um futuro já muito próximo.

Além da contação de histórias, meditação e atividades cooperativas, o evento proporcionou a esse público mirim a oportunidade de praticar a troca solidária de brinquedos a partir dos fundamentos trabalhados durante toda a programação. Foi um evento inesquecível !

+ Leia Mais

   
 

ADASA lança projeto em prol da sustentabilidade e bem-estar

Carona amiga, uso de ecobags e reciclagem são as mais novas iniciativas do programa Agenda Ambiental.

BRASÍLIA (19/8/14) – Um programa implantado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) tem colaborado com a mudança de comportamento dos servidores, familiares e amigos. Intitulado Agenda Ambiental A3, o programa tem uma série de atividades que ajudam o meio ambiente e colaboram com o bem-estar no trabalho.

Coral, coleta seletiva, incentivo à leitura e horta em pequenos espaços já estão em execução. Este mês, outros três foram lançados e começaram a ser aplicados nesta segunda-feira (18). São o carona amiga, semelhante ao carona solidária; o menos plástico, mais planeta, com o incentivo ao uso de ecobags; e o coleta de lixo eletrônico, como uma extensão da coleta seletiva já feita na Adasa.

+ Leia Mais

   
 

Coleta Seletiva (Gestão Adequada dos Resíduos Sólidos)

A coleta seletiva, segundo o conceito da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº12.305 de 2010), consiste na coleta de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição. Sua implementação dentro da instituição está sendo de forma gradativamente, à medida que a cadeia de responsabilidades vai sendo assimilada por cada um dos agentes responsáveis (o gerador do resíduo que tem o dever de segrega-lo; o funcionário que recolhe o lixo, o condiciona corretamente, e o encaminha até o depósito; o agente responsável pela coleta pública que busca o material reciclável na instituição). Para tal, é de extrema importância a orientação dos servidores quanto a correta segregação dos resíduos sólidos por eles gerados.

Num primeiro momento, foi implementada a coleta seletiva de papéis e papelão, e de copos plásticos descartáveis usados apenas para água. Logo em seguida, foi instalado o coletor de pilhas e baterias.  Atualmente, ampliamos a coleta e estamos recolhendo também o “lixo eletrônico”.

A intenção é ampliar gradativamente a coleta seletiva da Adasa, a partir da segregação do lixo gerado tanto na instituição, quanto daqueles específicos (pilhas, baterias, eletrônico) gerados nos domicílios dos funcionários.

 

Lixo Eletrônico

           Papel

        Lixo Úmido

   Pilhas e Baterias
     


 Conteiners da Copa (seco e úmido)

 

     
Calendário de Datas Comemorativas (Sensibilização e Capacitação dos Servidores)

Criado para celebrar as datas relacionadas ao
meioambiente, o Calendário de Datas Comemorativas
tema intenção de sensibilizar as pessoas em relação
às práticas e hábitos mais sustentáveis e de respeito
para com a natureza e o planeta em que vivemos.

 + Clique e veja

 
Informativo Ambiental (Sensibilização e Capacitação dos Servidores)
 
     
Coral A³ (Qualidade de Vida no Trabalho)

A prática de canto em coral de vozes contribui significativamente para uma melhora na sensação de bem estar e na qualidade do clima organizacional, tornando-o mais harmônico e produtivo, por meio do incentivo às expressões artísticas, culturais e às atividades lúdicas, de modo a permitir a desopilação dos aborrecimentos, angústias e frustrações comuns às rotinas de trabalho. Além disso, fortalece a identidade cultural da instituição interna e externamente. O CoralA³ ensaia todas as quartas-feiras, das 11h45 às 12h45, no auditório da Adasa. Participe!

+ Clique e veja

 
Cinema & Ambiente(Sensibilização e Capacitação dos
Servidores; qualidade de vida no trabalho

Exibição de filmes com a temática ambiental a fim de proporcionar um ambiente descontraído para a reflexão e interação entre os funcionários. Acontece periodicamente, às sextas-feiras, das 16h às 18h. Participe!

                                                                           
+ Clique e veja

  Campanhas (Sensibilização e Capacitação dos Servidores)

Informativos Gerais (Sensibilização e Capacitação dos
Servidores); Qualidade de Vida no Trabalho

Confecção de adesivos com mensagens educativas;
Palestras ministradas por especialistas convidados sobre
      temas específicos
Informativo ambiental de divulgação de matérias
      pertinentes e das atividades desenvolvidas pelo programa