Brasília, 25 de abril de 2024
 
 

Coleta Seletiva (Gestão Adequada dos Resíduos Sólidos)

A coleta seletiva, segundo o conceito da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº12.305 de 2010), consiste na coleta de resíduos sólidos previamente segregados conforme sua constituição ou composição. Sua implementação dentro da instituição está sendo de forma gradativamente, à medida que a cadeia de responsabilidades vai sendo assimilada por cada um dos agentes responsáveis (o gerador do resíduo que tem o dever de segrega-lo; o funcionário que recolhe o lixo, o condiciona corretamente, e o encaminha até o depósito; o agente responsável pela coleta pública que busca o material reciclável na instituição). Para tal, é de extrema importância a orientação dos servidores quanto a correta segregação dos resíduos sólidos por eles gerados.

Num primeiro momento, foi implementada a coleta seletiva de papéis e papelão, e de copos plásticos descartáveis usados apenas para água. Logo em seguida, foi instalado o coletor de pilhas e baterias.  Atualmente, ampliamos a coleta e estamos recolhendo também o “lixo eletrônico”.

A intenção é ampliar gradativamente a coleta seletiva da Adasa, a partir da segregação do lixo gerado tanto na instituição, quanto daqueles específicos (pilhas, baterias, eletrônico) gerados nos domicílios dos funcionários.


Papel

Lixo úmido

Pilhas e Baterias

Conteiners da Copa (Seco e Úmido)

Lixo Eletrônico
     

CAPACITAÇÃO DOS ENCARREGADOS PELA COLETA SELETIVA DA ADASA

No dia 24 de junho de 2016 a equipe responsável pela limpeza e pela coleta seletiva da ADASA recebeu uma palestra para reciclagem dos conhecimentos e monitoramento das atividades. Participaram os funcionários da empresa INTERATIVA  e da fundação FUNAP. Na ocasião foram repassadas todas as etapas do processo da coleta selitiva, desde a segregação do lixo até sua entrega para a associação de catadores. Também foi realizada uma atividade lúdica para reforço da assimilação das informações.

     
     
   

 

A ADASA efetiva sua participação na COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA DO GDF

A Adasa, por meio de sua Agenda Ambiental – A³, realizou no dia 10 de novembro de 2015 a sessão pública para a seleção de uma cooperativa/associação de catadores de materiais recicláveis que irá receber o material proveniente de sua coleta seletiva. O objetivo é atender a Lei Distrital 4792/12 que dispões sobre a separação e destinação final dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta do Distrito Federal, e o Decreto n 35.817/14 que a regulamenta. Durante um período de 2 anos este material será doado à Recicle a Vida, associação selecionada no Chamamento Público nº01/2015.